ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
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Mensagem  Admin Ter Abr 03, 2012 11:36 am

Introdução
Seja bem vindo ao segundo trabalho da disciplina de Lógica de Programação. Nesta atividade, seus conhecimentos sobre lógica serão testados, através do desenvolvimento de algoritmos que manipularão valores armazenados em matrizes. Você terá a oportunidade de realizar diversas práticas relacionadas ao desenvolvimento do raciocínio lógico, fixando assim todos os tópicos apresentados ao longo dessa disciplina e ajudando a formar Desenvolvedores de Soluções competentes e profissionais.
Descrição, regras e prazos do trabalho
Neste trabalho, você desenvolverá um algoritmo que gerará automaticamente uma matriz e extrairá dados estatísticos deste conjunto de valores. Seu objetivo é desenvolver o programa proposto, aplicando todos os conhecimentos obtidos ao longo da disciplina, utilizando para isso a linguagem C ou Java.
O trabalho deverá ser entregue no formato de um documento, nas versões impressa e digital (Formatos digitais aceitos: *.doc ou *.docx), seguindo a formatação de monografia sugerida pela ABNT (Para que seu o projeto siga as regras de formatação da ABNT, estará à disposição na XEROX da universidade para cópia um pequeno livro sobre formatação de artigos e monografia).
O trabalho deve conter uma breve introdução sobre o trabalho realizado, os algoritmos bem formatados e comentados, além dos fluxogramas que representam esses algoritmos. Este trabalho é INDIVIDUAL. Qualquer indício de cópia/plágio resultará na nota ZERO, e consequente REPROVAÇÃO na disciplina.
A data de entrega deste trabalho é 04/04/2012. NÃO HAVERÁ PRORROGAÇÃO DESTA DATA! Qualquer duvida acerca deste trabalho não hesite em falar com o professor. Ele terá o maior prazer em ajudar.
Na entrega, serão feitas pequenas entrevistas com os alunos e execução dos códigos propostos pelos alunos.
Dicas para a realização do trabalho
O programa apresentado neste trabalho simula problemas existentes em cenários de negócio do mundo real. Dessa forma, este trabalho consolidará todos os seus conhecimentos de lógica de programação, e você estará pronto para iniciar sua carreira como Analista de Sistemas. Segue abaixo algumas dicas para orientá-lo sobre o trabalho:
Não deixe para a última hora, pois este trabalho é extenso.
Entenda primeiro como funciona o problema proposto. Pesquise na internet se preciso.
Faça como CAESAR: dividir para conquistar!
Verifique todas as alternativas disponíveis para resolver uma etapa do problema.
Tenha o livro-texto sempre ao seu lado para eventuais consultas. De preferência, mais de um livro.
Detalhe o máximo possível todas as características do seu algoritmo. Assim você mesmo entenderá melhor a solução que você está desenvolvendo.
Não comece a desenvolver seu projeto no computador; use um caderno para esboçar pseudocódigos, fluxogramas e outras partes do trabalho.
Cenário Proposto: Brincando com matrizes
Matrizes são estruturas de dados que permitem armazenar conjuntos de valores. Essas estruturas são frequentemente utilizadas nos mais diversos programas, por permitir armazenar valores semanticamente idênticos em uma única estrutura.
O seu objetivo será desenvolver um algoritmo que simule o funcionamento de um programa que extrairá dados estatísticos de uma matriz gerada aleatoriamente.
Inicialmente, o programa solicita ao usuário que informe a dimensão da matriz. O programa então deverá gerar uma matriz com a dimensão informada e preenchida com valores aleatórios entre 1 e 99.

O programa deve exibir a matriz gerada na tela depois de criada. Em seguida, o programa deve solicitar ao usuário qual dado estatístico ele deseja saber. As opções que o programa deve fornecer são:
Par e Impar: Nesta opção, o programa retorna a quantidade de números pares e de números impares existentes na matriz. No exemplo, são 7 pares e 9 impares.
Maior número: Nesta opção, o programa retorna o maior número existente na matriz. No exemplo, o número retornado é 91.
Menor número: Nesta opção, o programa retorna o menor número existente na matriz. No exemplo, o número retornado é 3.
Número que mais se repete: Nesta opção, o programa retorna o número que mais se repete dentro da matriz, além da quantidade de vezes que ele se repete. No exemplo, o número retornado é 20 e a quantidade de vezes é 2.
Média: Nesta opção, o programa retorna a média aritmética dos números existente na matriz. No exemplo, o valor retornado é aproximadamente 44,68.
Números primos: Nesta opção, o programa retorna a quantidade de números primos existente na matriz. No exemplo, o valor retornado é 4.
Ao fim do processamento de uma opção escolhida pelo usuário, o programa deve retornar ao menu de opções. O programa deve possuir no menu a opção de encerrar, para que o usuário encerre a execução do programa.
Com exceção da primeira opção, todas as demais opções do programa devem ser desenvolvidas como função. A primeira função deve ser desenvolvida como procedimento. Além disso, cada opção deve ter o seu fluxograma criado e adicionado ao trabalho.

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